Rio Machado atinge maior nível do inverno em Ji-Paraná e coloca bairros em alerta

O Rio Machado, em Ji-Paraná, registrou na tarde desta quinta-feira (13/2/25) a maior elevação do seu nível d’água neste inverno de 2025. Às 14h25, a medição manual, realizada no lado esquerdo da ponte no sentido do 2º distrito, apontou 10,60 cm, oito centímetros acima dos 10,52 cm registrados há quase 30 dias. A medição é feita duas vezes ao dia, de forma manual e eletrônica, pela Agência Nacional de Águas (ANA).

De acordo com a Comissão Municipal de Defesa Civil (Comdec), o nível do rio preocupa especialmente famílias ribeirinhas e moradores de bairros localizados em áreas baixas da cidade. A marca de 10,40 cm já é considerada crítica, e há quase um mês, algumas famílias tiveram que deixar suas casas, buscando abrigo com parentes ou amigos. Atualmente, apenas uma senhora e dois animais estão sendo atendidos no ginásio Adão Lamota, espaço disponibilizado pela prefeitura como abrigo temporário.

A coordenadora da Comdec, Meire Zanetim, reforçou a importância de os moradores ficarem atentos ao aumento do nível da água. “Estamos em um momento de alerta. Em caso de necessidade, eles podem pedir apoio aos Bombeiros (193) ou à Polícia Militar (190)”, destacou.

Áreas mais afetadas

Em Ji-Paraná, os bairros mais vulneráveis a alagamentos são: Dom Bosco, Casa Preta, Centro, Urupá, Parque São Pedro, Duque de Caixas, Primavera e São Francisco. Outro ponto de atenção é o Canal Dois de Abril, que corta os bairros Centro, Dois de Abril e parte do Bela Vista. O transbordamento do canal tem causado alagamentos em diversos setores dessas localidades.

A Defesa Civil segue monitorando a situação e orientando a população sobre os procedimentos em caso de emergência.

por: Diário da Amazônia

Últimas Notícias


Veja outras notícias aqui ▼