A Polícia Militar afirmou que o grupo preso supostamente estavam planejando ataques em Ji-Paraná – Foto: Reprodução
Na tarde deste sábado, 18 de janeiro, a Força Tática da Polícia Militar prendeu quatro pessoas, incluindo um homem e três mulheres, todos supostamente membros da facção Comando Vermelho (CV), durante uma operação de combate ao tráfico de drogas na Av. Transcontinental, KM-5, no primeiro distrito de Ji-Paraná, em Rondônia.
A ação policial foi desencadeada após diversas denúncias apontando que no local funcionava uma boca de fumo e que membros de facções criminosas estavam se abrigando ali. Diante da gravidade das informações, a polícia intensificou o patrulhamento na área, o que resultou na abordagem de duas mulheres que estavam saindo da residência em uma motocicleta.
Durante a abordagem, um homem identificado posteriormente como Douglas, vulgo “Escadinha”, ao perceber a presença policial, fugiu para o interior da casa e tentou destruir seu celular, possivelmente para apagar evidências de crimes. A Polícia Militar afirmou que o grupo preso supostamente estavam planejando ataques em Ji-Paraná, plano que foi frustrado pela ação eficaz da Força Tática.
Douglas é um ex-apenado da comarca de Ariquemes e tem passagens por envolvimento com o tráfico. Uma das mulheres detidas tem um papel fundamental na organização criminosa, atuando como “secretária” do tráfico: ela cadastrava novos membros da facção e fazia a contabilidade do dinheiro proveniente das vendas de drogas.
Na operação, a polícia apreendeu diversas drogas, incluindo cocaína pura, crack e maconha, além de duas balanças de precisão e 280 reais em dinheiro, possivelmente oriundos do tráfico. Todos os envolvidos foram conduzidos para a UNISP (Unidade Integrada de Segurança Pública) de Ji-Paraná, onde ficaram à disposição da justiça.
A ação é mais uma mostra do empenho das autoridades em combater o tráfico de drogas e o poderio das facções criminosas em Rondônia, especialmente no município de Ji-Paraná.
Fonte: Rondônia Atual