Cerca de 14 prisões, 7 apreensões de armas de fogo e atuação de abordagens que ultrapassam mais de mil efetuadas. Esses são alguns dos resultados parciais das ações desenvolvidas pelo governo de Rondônia desde o início da força-tarefa, para combater os ataques praticados por facções criminosas, principalmente na região do Residencial Popular Orgulho do Madeira, na Zona Leste de Porto Velho. O balanço parcial é uma resposta do estado no combate à criminalidade com ações integradas no policiamento, reforçadas com a parceria de polícias de outros estados (Acre, Amazonas e Mato Grosso).
As medidas, coordenadas pela Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), contam com a atuação integrada da Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Civil do Estado de Rondônia (PCRO, Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Federal (PRF), Polícia Técnico-Científica (Politec), além da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus), Tribunal de Justiça de Rondônia (TJRO) e do Ministério Público de Rondônia (MPRO), demonstrando a eficiência da união entre as instituições no combate aos ataques praticados por facções criminosas.
RESULTADOS PARCIAIS
O trabalho conjunto resultou em números expressivos:
– Abordagens realizadas: mais de mil.
– Prisões efetuadas: 14.
– Apreensões de armas: 7 armas de fogo retiradas de circulação.
– Droga apreendida: 1 kg de entorpecentes.
– Óbitos registrados: 4 em confronto armado; e 7 homicídios praticados em ataques criminosos.
Entre os destaques estão a prisão de 4 foragidos no Bairro Orgulho do Madeira, a detenção de três suspeitos portando coquetéis molotov em Nova Mamoré e a captura de dois homens em Guajará-Mirim, que planejavam incendiar a prefeitura.
As ações de combate à criminalidade são reforçadas pelo governador do estado, Marcos Rocha, que manteve tratativas e solicitou ao Ministério da Justiça, o envio de tropa da Foça Nacional de Segurança Pública. O vice-governador, Sérgio Gonçalves, reforçou o compromisso do governo de Rondônia em proporcionar segurança à população, garantindo que as medidas demonstram que o estado não recua diante das investidas criminosas.
O secretário da Sesdec, Felipe Vital, enfatiza que, o estado está atuando com estratégias integradas e contínuas para enfrentar qualquer ameaça à segurança pública. “Os resultados alcançados em menos de 24 horas, com prisões e apreensões, demonstram nossa determinação em garantir a ordem e a proteção da população,” enfatizou.
Fonte: Rondoniagora