A nota traz orientações claras sobre o ordenamento dos pacientes nos serviços hospitalares, apresentando propostas que inclui orientação sobre isolamento
Para aprimorar os serviços de saúde e garantir a segurança de pacientes e profissionais, o governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), lançou a Nota Técnica 01/2025, atualizando a padronização do protocolo sanitário com as recomendações para prevenção da transmissão da covid-19 em unidades hospitalares, no estado de Rondônia. A ação reforça medidas para prevenir a circulação do vírus em ambientes hospitalares e otimizar o atendimento aos pacientes.
De acordo com o diretor-geral da Agevisa, Gilvander Gregório de Lima, a nova diretriz foi elaborada com base em estudos e dados epidemiológicos recentes. “O protocolo atualizado tem como foco reduzir ao máximo o risco de transmissão desta doença dentro das unidades hospitalares. Ao padronizar os processos, criamos um fluxo mais seguro aos pacientes e profissionais, garantindo que a assistência seja realizada de forma organizada e eficiente”, explicou.
Com a padronização, o trabalho do governo do estado torna-se primordial no tocante aos cuidados essenciais, como ressalta o governador em exercício, Sérgio Gonçalves, ao reiterar o compromisso com a saúde pública, que está alinhada às melhores práticas de vigilância e o controle sanitário.
RECOMENDAÇÕES
A nota traz orientações claras sobre o ordenamento dos pacientes nos serviços hospitalares, apresentando propostas que inclui sobre como isolar pacientes com sintomas da doença, evitando assim, a contaminação dentro de unidades e promovendo um ambiente mais controlado.
Diretrizes para o atendimento nas unidades hospitalares apresentam as seguintes recomendações:
A ação reforça medidas para prevenir a circulação do vírus em ambientes hospitalares e otimizar o atendimento
Adoção do uso de máscaras pelos profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes; Garantia do procedimento de triagem para verificação de sintomas;
Testagem do paciente como ato de admissão, conforme protocolo interno da unidade;
Reduzir a rotatividade de acompanhantes e visitantes, além de outras orientações nos estabelecimentos de saúde;
Precaução quanto à infecção, adotando procedimentos de higiene padrão, conforme mencionado na nota técnica;
Isolamento de casos suspeitos ou confirmados de infecção pela doença, com orientação para fazê-lo em quartos privativos;
Os profissionais devem avaliar a duração dos cuidados e procedimentos de isolamento, com base no tempo e nos sintomas da doença;
Avaliação dos pacientes quanto às condições clínicas apresentadas, visando acompanhamento ambulatorial com possibilidades de transferência de unidade.
Segundo a Agência Estadual, a população e os profissionais de saúde devem saber acerca da importância de seguir as orientações, que evitam a propagação e cumprem rigorosamente as medidas.
MEDIDA DE ISOLAMENTO
Como complemento às orientações, a Agevisa enfatiza a medida de isolamento domiciliar para casos confirmados da doença, sintomáticos e assintomáticos, e seus contatos. As recomendações, que seguem protocolos nacionais e estaduais estabelecidos desde 2022.
Essa nota ainda orienta que os casos de Síndrome Gripal sejam testados para covid-19 nas Unidades de Saúde e sigam as orientações de isolamento recomendadas.
A definição de Síndrome Gripal inclui sintomas respiratórios como:
febre, tosse, dor de garganta e coriza, com especial atenção a possíveis sintomas gastrointestinais.
As medidas visam garantir o controle eficiente da transmissão do vírus no estado, permitindo a segurança da população e a gestão adequada da saúde pública.
Fonte: Jackson Vicente