Mais Saúde com Agente conclui capacitação para atenção primária e endemias.

O Ministério da Saúde anunciou nesta segunda-feira (29) a conclusão da formação de 109 mil profissionais da 2ª turma do Mais Saúde com Agente, programa que qualifica Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). Eles já atuam em 5,2 mil municípios nas 27 unidades federativas.
Do total de formados, 81 mil são agentes comunitários, responsáveis pelo atendimento direto às famílias nas comunidades, e 28 mil são agentes de combate às endemias, que atuam na prevenção de doenças como dengue, zika e chikungunya. Eles visitam residências e terrenos para localizar e eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Mais de 12 mil tutores, preceptores e assistentes participaram da estrutura formativa. O itinerário teve formato semipresencial e incluiu novas disciplinas relacionadas à equidade e ao combate às desigualdades sociais, com foco no acolhimento da população em diferentes territórios.
O Mais Saúde com Agente é conduzido pelo Ministério da Saúde em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio e as Escolas de Saúde do SUS.
Por Agência Brasil




