rondoniapordentro.com.br

Lula e Alckmin são diplomados no TSE

Ao receber o documento que o torna apto a exercer o cargo a partir de 1º de janeiro de 2023, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou a importância da atuação do TSE e do Supremo Tribunal Federal (STF) na preservação da democracia e das instituições democráticas do Brasil.

é inegável.

“Foi por essa razão que os olhos do mundo se voltaram para ver o nosso processo eleitoral”, apontou. “Precisamos de instituições fortes e representativas, precisamos de harmonia entre os poderes com um eficiente sistema de pesos e contrapesos que iniba qualquer aventura eleitoral ou autoritária, precisamos de coragem”, defendeu.

Participação popular

“Democracia por definição é o governo do povo por meio da eleição de seus representantes. Mas precisamos ir além dos dicionários. O povo quer mais do que simplesmente eleger representantes, o povo quer a participação ativa nas decisões dos governos”, afirmou.

De acordo com Lula, democracia é ter alimentação de qualidade, emprego, saúde, educação, segurança e moradia. “Quanto maior a participação popular, maior o entendimento da necessidade de defender a democracia daqueles que se valem dela como atalho para chegar ao poder e instaurar o autoritarismo”, enfatizou.

Por fim, Lula defendeu que a democracia só fará sentido e, consequentemente, será defendida pelo povo, na medida em que promover a igualdade de direitos e a oportunidade para todas e todos independentemente da classe social, crença religiosa ou orientação sexual.

“É com o compromisso de construir um verdadeiro estado democrático, garantir a normalidade institucional e lutar contra todas as formas de injustiça que recebo pela terceira vez um diploma de presidente eleito do Brasil em nome da liberdade, da dignidade e da felicidade do povo brasileiro”, concluiu.

Sair da versão mobile