Plataforma gratuita do MEC destaca iniciativas em escolas públicas de todas as regiões do país que unem criatividade, inclusão e protagonismo estudantil para promover inovação e colaboração da comunidade escolar
Os cinco projetos mais curtidos no aplicativo Clique Escola durante o último mês demonstram a qualidade da educação pública brasileira. A plataforma gratuita do Ministério da Educação (MEC) aproxima escolas públicas de suas comunidades e valoriza práticas pedagógicas que promovem inovação, inclusão e colaboração. As ações em destaque foram as mais votadas em suas regiões até 31 de agosto e demonstram como a criatividade e o engajamento podem transformar o cotidiano escolar.
Segundo o coordenador-geral de Formação de Gestores e Técnicos da Educação Básica do MEC, Roberto Junior, iniciativas como essa revelam como professores, estudantes e famílias estão criando experiências de aprendizagem transformadoras. “O Clique Escola é a vitrine dessa potência coletiva”, afirma.
Região Sudeste – A Escola Municipal de Educação Infantil Prof. Horizontino Angelucci, em Estrela d’Oeste (SP), transformou o inverno em tema de aprendizado. Com o projeto Estações do Saber: o Inverno e a Receita Coletiva, crianças exploraram sabores, sentimentos e experiências ligadas à estação mais fria do ano. O destaque foi a preparação coletiva de uma receita típica, vivenciada do início ao fim pelos alunos. A proposta valorizou o protagonismo infantil e mostrou como o clima pode inspirar aprendizagens significativas.
A diretora da escola, Malavi Eloy, contou que a experiência foi gratificante para alunos e professores: “A reação deles foi encantadora. Muitos disseram que parecia um ‘acampamento de verdade’, outras riram ao se enrolar nos cobertores, dizendo que estavam na ‘casa da vovó’. Brilharam os olhos ao mexer a receita, ao sentir o cheirinho do chocolate e ao partilhar o momento com os colegas. Foi alegria, imaginação e aprendizado caminhando juntos”.
Projeto Estações do Saber, em Estrela d’Oeste (SP)Região Sul – Em Pelotas (RS), a Escola Municipal de Ensino Fundamental Independência deu voz às crianças do 5º ano B com o podcast “Indepensou e Disse”. No episódio “Julho das Pretas: pretas que educam e constroem a escola”, os estudantes entrevistaram mulheres que fazem a diferença na comunidade.
A iniciativa, conduzida pelo professor Lenon dos Santos, destacou representatividade, escuta ativa e transformação social. O projeto pode ser ouvido nas plataformas de streaming.Para a diretora Cris Roveda, a proposta é uma experiência transformadora. “Cada episódio traz à tona reflexões importantes, valorizando a voz do estudante e ampliando as possibilidades de uma aprendizagem significativa. Mais do que escrever e falar, os alunos aprendem a ocupar espaços de autoria, reflexão e cidadania, fortalecendo também o vínculo entre escola e comunidade”, disse.
Projeto Podcast “Indepensou e Disse”, em Pelotas (RS)Região Nordeste – A Escola Francisco Joaquim Monteiro, em Triunfo (PB), criou um espaço especial para os alunos compartilharem experiências de leitura: o Cantinho da Leitura Compartilhada. Cada criança leva livros para casa em “sacolinhas viajantes”, lê em família e depois apresenta suas descobertas para a turma. O projeto fortalece a oralidade, desperta a imaginação e incentiva a formação de leitores apaixonados.
A diretora Suely Monteiro destacou que a experiência tem sido muito positiva: “Os alunos demonstram entusiasmo, procuram os livros com interesse, estão mais confiantes para se expressar, superando a timidez, e já começam a reconhecer e valorizar a própria escrita”.
Projeto Cantinho da Leitura Compartilhada, em Triunfo (PB)Região Centro-Oeste – Na Escola Municipal Vila Real, em Cáceres (MT), a horta escolar se tornou um laboratório vivo de aprendizagem. O projeto Horta Alimentação Saudável: plantando ideias e colhendo sonhos une agroecologia, solidariedade e cidadania, aproximando teoria e prática. Com apoio do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), os alunos aprendem a importância de plantar, cuidar e colher, fortalecendo o trabalho coletivo e a alimentação saudável.A diretora da escola, Marileide da Silva, explicou que, nos primeiros anos do projeto, os canteiros eram simples, feitos diretamente no solo.Atualmente, são construídos em alvenaria e contam com um sistema de irrigação elétrica. “A turma do 3º ano A assumiu um papel fundamental na manutenção e limpeza da horta. O trabalho é organizado em sistema de revezamento, para garantir que todos participem e aprendam a importância da cooperação”, disse.
Projeto Horta Alimentação Saudável, em Cáceres (MT)Região Norte – Na Creche Municipal João Manuel Varão Galina, em São Miguel do Guaporé (RO), o projeto Da fonte à colheita: cultivando vida com a água da natureza, criado pela professora Nauva de Souza, une consciência ambiental e protagonismo infantil. As crianças vivenciam experiências com hortas, saladas de frutas, histórias e visitas a fontes naturais. A proposta incentiva o uso sustentável da água, hábitos saudáveis e vínculos entre escola, família e comunidade.
A professora Nauva contou sobre o engajamento das famílias nas atividades: “juntos, preparamos saladas de frutas, fizemos visitas a uma horta hidropônica, visitamos a mina de água da comunidade e até adotamos plantinhas para cuidar em casa. Essas vivências fortaleceram laços, uniram gerações e mostraram que aprender também é um ato de partilha”.
Projeto Da fonte à colheita, em São Miguel do Guaporé (RO)Clique Escola – O Clique Escola é um aplicativo gratuito que visa incentivar o acesso da comunidade escolar e da sociedade às principais informações educacionais e financeiras da escola, bem como notícias sobre educação, de forma a promover a compreensão e a transparência dos dados educacionais.
As iniciativas são divulgadas mensalmente pelo MEC. Diretores podem publicar seus projetos no aplicativo e mobilizar a comunidade para curtir e compartilhar. Saiba como participar pelo aplicativo.