Nesta quinta-feira (12), um episódio de engasgo envolvendo um bebê de apenas três meses mobilizou o SAMU para uma ocorrência de emergência. O menino estava sem respirar e sua mãe, em pânico, entrou em contato com os socorristas, pedindo ajuda imediata.
Rapidamente, uma unidade do SAMU foi deslocada para a Rua Tarauacá, no bairro Mário Andreazza, onde o bebê reside. Enquanto a equipe de socorro se dirigia ao local, um médico do SAMU iniciou o atendimento remoto, orientando a mãe sobre como realizar a manobra Heimlich, um procedimento de primeiros socorros que visa desobstruir as vias respiratórias em casos de engasgo.
Com o suporte da orientação médica por telefone, a mãe do recém-nascido foi capaz de executar corretamente a técnica e, felizmente, obteve êxito. O bebê voltou a respirar, evitando uma tragédia.
Este incidente ressalta a importância do conhecimento de primeiros socorros e da agilidade no atendimento em situações de emergência, destacando a rápida resposta tanto da mãe quanto da equipe do SAMU. O bebê foi encaminhado para o HM ala infantil onde recebeu os cuidados necessários, agora encontra-se fora de risco.
Fonte: Portaljipa