Na capital, a prefeitura emitiu um alerta em razão dos casos.
No final de 2024, o News Rondônia reportou o aumento dos casos de infecção pelo vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19. A combinação de aglomerações e, ainda pior, a baixa adesão à vacinação tem gerado um cenário alarmante, com unidades de saúde em Porto Velho (RO) lotadas de pacientes.
“Pensei que fosse apenas um mal-estar provocado por uma sinusite. Ao me dirigir à unidade de saúde, na zona Sul, o teste positivou para a Covid-19.”
O relato é de uma recepcionista, que prefere não se identificar. Ela começou a apresentar sintomas no dia 24 de dezembro e acredita ter contraído o vírus no ambiente de trabalho. Segundo a paciente, na unidade de saúde, os servidores já alertavam para o aumento expressivo de casos, com quatro dos cinco pacientes atendidos naquele dia testando positivo.
Nesta segunda-feira (06), a Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), emitiu um comunicado oficial para alertar a população sobre o crescimento dos casos de Covid-19. O município disponibilizou testagem em oito unidades de saúde:
- Policlínica Ana Adelaide
- Policlínica José Adelino
- Unidade de Saúde Hamilton Gondim
- Unidade de Saúde Aponiã
- Unidade de Saúde Ronaldo Aragão
- Unidade de Saúde Caladinho
- Unidade de Saúde Nova Floresta
- Maternidade Municipal Mãe Esperança
Os endereços das unidades estão disponíveis no site oficial da Prefeitura. A recomendação para quem apresentar sintomas como tosse, dor de garganta, coriza ou perda de olfato é procurar atendimento imediatamente.
No Acre, a situação é igualmente preocupante. Dados reportados anteriormente pelo News Rondônia mostram que a Covid-19 continua provocando mortes e deixando sequelas graves no estado vizinho. Apesar da disponibilidade de vacinas, o Acre registrou 13 mortes relacionadas ao vírus somente em 2024, além de 2.410 casos confirmados.
Médicos reforçam que a vacina continua sendo a melhor forma de proteção, destacando que a maioria dos casos graves ocorre em pessoas que não estão com o esquema vacinal completo.
Para informações e locais de atendimento em Porto Velho, acesse o site da Semusa.
Por Emerson Barbosa | News Rondônia