O empresário Sérgio Gonçalves foi confirmado como candidato a vice-governador do coronel Marcos Rocha. Seu nome foi homologado e publicado na ata de convenção do União Brasil no último domingo e divulgado pelo TSE. A ata pode ser consultada aqui. Sérgio foi escolhido pela sua competência em conduzir a gestão pública na pasta de Desenvolvimento Econômico, onde implantou programas de fomento e financiamento para pequenos e médios negócios. Silencioso, ele trabalha nos bastidores e será de grande valia na chapa do governador.
U. B reúne milhares de pessoas
A convenção do União Brasil reuniu mais de 10 mil pessoas na Talismã 21. Será difícil quebrar o recorde de público, embora outras legendas tenham marcado sua convenção no mesmo local. Foi vista uma grande mobilização de militantes de pré-candidatos a Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Uma das campeãs de público foi a primeira-dama Ieda Chaves, que disputa a vaga de deputada estadual pelo União Brasil.
Secretaria para o interior
No discurso na Talismã 21, o governador Marcos Rocha garantiu criar uma Secretaria dos Municípios para atender toda a demanda do interior. A futura pasta terá poder semelhante à Casa Civil para garantir as ações voltadas para o municipalismo, marca da gestão de Marcos Rocha neste primeiro mandato. O interior será atendido, prevê o chefe do Executivo, com mais obras de infraestrutura, programas de fomento à agricultura e aos empreendedores nas pequenas cidades, além de levar mais Saúde e Educação.
Frente Democrática deve ir de Benedito Alves
A Frente Democrática, representando as esquerdas em Rondônia, deve adotar a candidatura do conselheiro Benedito Alves ao Senado. Ele é filiado ao PDT e foi convidado em abril pelo senador Acir Gurgacz (veja o link do Tudo Rondônia: https://www.tudorondonia.com/noticias/acir-convidou-benedito-alves-aceitou-ele-e-pre-candidato-ao-senado-pelo-pdt,87208.shtml) para disputar a vaga em seu lugar, já que o parlamentar enfrenta problemas jurídicos. Benedito, inclusive, já fechou alguns apoios com pré-candidatos a deputado estadual e federal, a exemplo do atual parlamentar Marcelo Cruz (Patriotas) e a vereadora Ellis Regina (Podemos).
Expedito agradeceu, mas recusou
Na semana passada, as esquerdas andaram conversando com o ex-senador Expedito Junior, mas ele dispensou o convite, embora tenha agradecido ser lembrado na discussão. Para o ex-parlamentar, seu eleitorado não iria entender uma aliança com o Partido dos Trabalhadores (PT). Expedito ao lado de senadores da oposição foi peça-chave na derrubada da CPMF, o famigerado imposto do cheque, que tanto o ex-presidente Lula gostaria de ter ressuscitado no passado recente. Por outro lado, Expedito anuncia oficialmente sua decisão no dia 4 de agosto em convenção do PSD marcada para Rolim de Moura.
Jaqueline x Mariana, round 1
A deputada federal licenciada Mariana Carvalho (Republicanos) ganhou o primeiro round da luta jurídica contra a deputada Jaqueline Cassol (PP). As duas são futuras candidatas ao Senado, mas a briga nos bastidores já começou. O escritório, representado pelo advogado Manoel Veríssimo, ingressou com ação com pedido de liminar denunciando Mariana por propaganda antecipada em razão de 10 placas de “outdoors” informando os valores, obras e locais de aplicação de suas emendas em Porto Velho. O juiz João Luiz Sampaio foi incisivo: “…Todavia, não visualizei pedido explícito de voto ou menção à candidatura ou às eleições 2022 para configurar propaganda eleitoral…”, rechaçando as pretensões da Cassol. Na verdade, Mariana está utilizando um canal de comunicação, mesmo em período pré-eleitoral, para apresentar suas faturas enquanto parlamentar. Já Jaqueline Cassol…
Léo está firme na disputa
Em Porto Velho nesta semana fechando as nominatas do Podemos para Câmara e Assembleia Legislativa, o deputado federal Léo Moraes rechaçou qualquer mudança de planos, caso, numa chance remota, a Justiça garantir o ex-governador Ivo Cassol no pleito deste ano. “Nossa candidatura está posta, firme, e não vamos abrir mão”, disse ele, na sede do Podemos na manhã desta quarta-feira. Quanto ao nome do vice-governador, Léo diz que está conversando com vários partidos, inclusive com o PSD do deputado federal Expedito Netto.